Caracterização do jogo simbólico em deficientes auditivos: estudo de casos e controles

Caracterização do jogo simbólico em deficientes auditivos: estudo de casos e controles

Título alternativo Characterization of symbolic play in deaf children: case and control studies
Autor Quintas, Taiana D' Ávila Google Scholar
Curti, Luana Mota Google Scholar
Goulart, Bárbara Niegia Garcia De Google Scholar
Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade de São Paulo (USP)
Centro de Estudos da Voz
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo BACKGROUND: children with hearing loss do not acquire language at the same time nor at the same rate of normal hearing children because the learning process of oral language is essentially auditory. Child development consists in gradually acquiring motor and psychocognitive abilities. Entering the symbolic world is decisive for the child to reach higher levels of linguistic complexity. AIM: to correlate symbolic play and aspects of child development in deaf children and in hearing children. METHOD: participants of this study were 32 children, of both genders, with ages between 2 and 6 years, age matched. All participants were submitted to the Evaluation of Symbolic Maturation and to the Denver Developmental Screening Test II. Sixteen participants presented moderate to profound sensory-neural hearing loss and composed the research group (RG); the remaining 16 children had normal hearing and composed the control group (CG). RESULTS: symbolism was observed in the play of 81.25% of RG and in 87.5% of CG. In the Denver Developmental Screening Test II, 100% of the RG was classified as being at risk. As for the CG, 94% of the children were classified as normal and the remaining 6% as being at risk (p<0.001). CONCLUSION: a similar performance was observed between the groups for symbolic play. However, in a qualitative analysis, the RG presented less complex symbolic play than the CG. It was observed that the RG presented a performance in the symbolic play compatible to its performance in aspects of personal-social, refined motor and gross motor control in the Denver Developmental Screening Test II.

TEMA: crianças deficientes auditivas não adquirem linguagem no mesmo período e velocidade de uma criança normo-ouvinte, pois o aprendizado da linguagem oral é um evento essencialmente auditivo. O desenvolvimento da criança consiste na aquisição progressiva de habilidades motoras e psicocognitivas, e a entrada no mundo simbólico é fator preponderante para que a criança possa atingir os níveis de maior complexidade no domínio da linguagem. OBJETIVO: relacionar o jogo simbólico e aspectos do desenvolvimento infantil em crianças deficientes auditivas com seus pares ouvintes. MÉTODO: 32 crianças, de ambos os sexos, de 2 a 6 anos de idade, pareadas por idade, foram submetidas à Avaliação da Maturidade Simbólica e ao Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, sendo 16 deficientes auditivas neurossensorial de grau moderado a profundo (grupo pesquisa - GP) e 16 normo-ouvintes (grupo controle - GC). RESULTADOS: observou-se simbolismo na brincadeira de 81,25% do GP, enquanto que no GC isto ocorreu em 87,5%. No Teste de Denver II 100% do GP foi classificado como risco, e o GC apresentou 94% de crianças normais e 6% de risco (p < 0,001). CONCLUSÃO: observou-se desempenho semelhante nos dois grupos quanto ao jogo simbólico. Entretanto, numa análise qualitativa, o GP apresentou brincadeiras menos complexas que o GC. Observou-se que o GP apresentou desempenho no jogo simbólico compatível ao seu desempenho nos aspectos pessoal-social, motor fino-adaptativo e motor grosseiro do Teste de Denver II.
Assunto Language development
Child development
Deafness
Symbolism
Desenvolvimento da Linguagem
Desenvolvimento Infantil
Deficiência Auditiva
Simbolismo
Idioma Português
Data 2009-12-01
Publicado em Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 21, n. 4, p. 303-308, 2009.
ISSN 0104-5687 (Sherpa/Romeo)
Editor Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
Extensão 303-308
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872009000400007
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-56872009000400007 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5411

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